É importante ressaltar que o ajuste e conforto da luva interferem em sua função. Observe abaixo a ilustração de uma luva bem ajustada (imagem à esquerda) e de uma luva com ajuste incorreto (imagem à direita).
Fatores a serem consideradosquando da aquisição,
armazenagem e uso de luvas
Mecanismos que garantam aquisição de luvas seguras e eficazes ou “de boa qualidade”, de acordo com o entendimento do consumidor, podem ser estabelecidos pelos serviços de saúde, conforme as atividades de pré-qualificação preconizadas. Para mais informações sobre como estabelecer essa atividade, a Tecnovigilância disponibiliza o Manual de Pré-qualificação de Artigos Médico-hospitalares no site da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/posuso/tecnovigilancia#.
De acordo com o ECRI Institute, três principais questões devem ser levadas em consideração na escolha de luvas quando da sua aquisição: (i). Efetividade de barreira, (ii). Sensibilidade do usuário ao material da luva, (iii). Ajuste e conforto. Esse instituto ressalta ainda que esses fatores devem ser ainda mais cuidadosamente considerados quando tratar-se de luvas cirúrgicas, uma vez que essas são usadas durante procedimentos invasivos e delicados durante os quais a resistência da luva, sua efetividade como barreira e o conforto precisam ser mantidos sob as circunstâncias mais complexas.
Postar um comentário
0 comentários
Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.